UFC / 8 março, 2023
Nascido em uma família pobre no litoral paulista, Charles Oliveira da Silva se transformou em Charles do Bronx ao entrar para o MMA e mudou a sua realidade e a das pessoas que estão ao seu redor.
Aos 32 anos de idade, o paulista mesmo sem o cinturão do UFC pode ser considerado como o campeão dos pesos-leve do maior evento de artes marciais mistas do mundo, e o auge da carreira de um lutador tão jovem parece ainda não ter chegado.
Temas
Quem é o lutador Charles Do Bronx?Por que o apelido de Charles Do Bronx?Trajetória Charles Do Bronx no UFCAs melhores lutas de Charles Do BronxCharles Do Bronx x Justin GaethjeCharles Do Bronx x Dustin PoirierCharles Do Bronx x ChandlerConclusãoQuem é o lutador Charles Do Bronx?
O UFC foi criado pela família Gracie para provar ao mundo a superioridade de jiu-jítsu perante as outras artes marciais. Eram outros tempos onde cada lutador dominava apenas um estilo de luta.
E mesmo com Royce Gracie dominando o octógono no início da competição, já é correto afirmar que ninguém representou a arte suave no octógono melhor do que Charles do Bronx.
O paulista de 32 anos é o recordista de vitórias por finalização na história do UFC, com 16 lutas vencidas dessa maneira. Charles é faixa preta no terceiro grau de jiu-jítsu, além de ser ponta preta em Muay Thai.
Por que o apelido de Charles Do Bronx?
Charles de Oliveira iniciou a sua carreira no MMA em um Grand Prix com três lutas na mesma noite em 2008, quando tinha apenas 18 anos de idade. E por ser muito mais leve do que os demais concorrentes de sua categoria, seu mestre queria encontrar um nome intimidador.
Charles não quis usar o nome de “Favela”, então um amigo sugeriu o apelido de Charles do Bronx.
O Bronx é um dos burgos nova-iorquinos mais densamente povoados, quase uma periferia de Nova Iorque. Dessa forma, Charles escolheu o apelido para demonstrar a sua origem humilde.
Trajetória Charles Do Bronx no UFC
Charles Oliveira chegou ao UFC ainda muito jovem com apenas 20 anos em 2010 com um cartel invicto: 12 vitórias em 12 combates. E não fez feio em suas duas primeiras lutas no UFC: uma chave de braço em Darren Elkins e um mata-leão em pé em Efrain Escudero.
Foi então que começou uma época de altos e baixos na carreira do paulista, que chegou até mesmo a tentar a sua sorte na divisão de peso inferior, os pesos-pena.
Charles voltou ao peso leve em 2017 e desde então tem apenas uma derrota, vindo em uma série incrível de 11 vitórias consecutivas.
Apostar em UFC em uma vitória de Charles do Bronx é quase sempre esperar por uma finalização: em 42 combates o brasileiro já venceu assim por 21 vezes. Além disso, tem 9 nocautes e 3 vitórias por decisão.
As melhores lutas de Charles Do Bronx
O brasileiro Charles do Bronx conquistou o título do peso leve ao vencer Michael Chandler. Essa foi apenas a cereja no bolo de uma carreira que conta com números históricos como o de lutador com mais prêmios de performance da noite e tornando-se uma das principais lendas brasileiras do UFC.
Entre os maiores destaques da carreira de Charles do Bronx podemos citar suas lutas mais recentes, com certeza as mais emocionantes e emblemáticas de todo o seu cartel.
Charles Do Bronx x Justin Gaethje
Charles do Bronx foi o primeiro campeão do UFC a ser destituído de seu título por não bater o peso para a disputa de cinturão. Com isso, o cinturão estaria em jogo em Oliveira x Gaethje apenas em caso de vitória do americano.
Isso poderia acabar com a moral de qualquer lutador, ainda mais por conta do erro não ser dele e sim da calibragem da balança do hotel disponibilizada pelo próprio Ultimate.
Mas não abalou Charles, que venceu com um mata-leão no primeiro round e mesmo sem o cinturão mostrou ao mundo quem ainda é o verdadeiro campeão dos pesos-leves.
Charles Do Bronx x Dustin Poirier
Do Bronx era o campeão do peso-leve do UFC, mas mesmo assim entrou em ação como o azarão contra Dustin Poirier. O adversário vinha de duas vitórias consecutivas por nocaute contra ninguém menos do que Conor McGregor.
Porém, o brasileiro não se intimidou e venceu com um mata-leão em pé no terceiro round e manteve o seu título.
Charles Do Bronx x Chandler
Michael Chandler chegou com moral ao UFC sendo um dos maiores nomes da história do Bellator, o segundo maior evento de MMA do mundo. E apenas uma vitória na estreia foi o suficiente para ganhar uma disputa de cinturão.
O título estava vago desde que Khabib Nurmagomedov havia se aposentado e o UFC escolheu Charles do Bronx para ser o adversário.
Péssima escolha, já que o brasileiro surpreendeu o mundo, quebrou a banca e venceu com um surpreendente nocaute no início do segundo round.
Conclusão
O brasileiro Charles do Bronx vive a ironia de ser o campeão dos pesos-leve sem o cinturão, por conta de um erro da própria organização do Ultimate.
Sua próxima chance de reconquistar o título do UFC já tem data e local para acontecer: irá enfrentar ao russo Islam Makhachev no UFC 280 em Abu Dhabi no dia 22 de outubro.